domingo, 14 de agosto de 2011

Como diminuir o tamanho de uma foto - Tutorial


Neste tutorial explicando como diminuir o tamanho de uma foto citarei quais métodos você pode executar para diminuir o tamanho de uma imagem no HD (diminuir os KB's) e também darei uma breve explicação dos detalhes técnicos envolvidos em alguns deles, assim você poderá decidir com maior facilidade se tal método é ou não vantajoso para você (pensando nos prós e contras).

Os métodos citados a seguir provavelmente serão de grande utilidade para usuários que pretendam enviar fotos por email, mas antes precisam diminuir o tamanho das fotos (alguns serviços de email apresentam problemas quando a imagem é muito grande). Também será útil para webmasters que, em busca de como otimizar um site, podem reduzir o tamanho das imagens de um site a fim de reduzir o tempo de carregamento de um site (seguindo as diretrizes técnicas do Google).

Enfim, o que pode ser feito para diminuir o tamanho de uma imagem no HD é:


Diminuir a resolução da imagem

Quanto maior for a resolução de uma imagem (dimensões em pixels), maior será sua qualidade visual, mas em compensação maior será seu tamanho ocupado no HD. Caso você não saiba o que é resolução, veja a imagem abaixo mostrando uma mesma foto com várias resoluções diferentes.

como diminuir o tamanho de uma foto
Figura 1: Crédito da imagem - Joi

Um dos problemas de fotos em alta resolução acontece quando você tenta enviar tais fotos para algum site que permite o envio de imagens. Quanto maior for a resolução da imagem, maior será seu tamanho (espaço em KB's ocupado no HD) e, por consequência, demorará mais tempo para terminar o envio da imagem (por exemplo, um upload de foto no Orkut). Após o envio, alguns sites recebem suas imagens e as redimensionam para uma resolução adequada (cerca de 20% dos monitores utilizam a resolução 1024x768). Já outros sites não fazem isso, o que pode ser problemático para o usuário que deseja visualizar aquelas fotos, pois imagens que não foram redimensionadas demorarão bem mais tempo para carregar no navegador do que as que foram redimensionadas. Na dúvida se um site redimensiona ou não, recomendo que você redimensione suas imagens (alterar a resolução) antes de enviar para a Internet.

Outro problema envolvendo resolução é o das câmeras digitais da atualidade que criam fotos em alta resolução (por exemplo, imagens em JPG com resolução 2848x2136). Como já foi explicado, isso provavelmente será um exagero para os monitores em uso atualmente.

Resumindo, se a sua intenção é diminuir o tamanho de uma imagem, considere reduzir a resolução de uma imagem para um valor que esteja adequado a maioria dos monitores atualmente e que ainda mantenha uma qualidade visual que lhe agrade. Como um programa para redimensionar fotos (alterar a resolução), recomendo o FastStone Photo Resizer.

Para redimensionar suas fotos no programa, faça:

1º Abra o software citado acima.

2º Selecione suas fotos no explorador a esquerda e clique no botão "Add =>" para inseri-las na "Input List".

3º Selecione o formato de saída ("Output Format") - JPEG, BMP, GIF, PNG, JPEG 2000 ou TIFF.

4º Habilite a opção "Use Advanced Options" e clique em "Advanced Options".

5º Clique na aba "Resize" e habilite a opção "Resize".

Nessa parte, você pode redimensionar suas fotos baseando-se em três fatores: pela porcentagem ("In Percentage"), pelos pixels ("In Pixels") ou pelo lado ("Resize based on one side"). Vou explicar a maneira baseando em um lado, mas você deve escolher a que for mais adequada a você.

6º Clique em "Resize based on one side" (somente para exemplificar).

7º Escolha um lado ("width" significa largura e "height" significa altura) e insira o valor desejado. O programa calculará o outro lado de modo que a imagem mantenha o aspecto (não vai axatar ou alargar).

8º Clique em "OK".

9º Escolha a pasta de saída ("Output Folder") e o novo nome do arquivo(s) ("Rename").

10º Clique em "Convert".


Alterar o formato do arquivo (JPEG, PNG ou GIF)

Uma solução simples e que várias vezes dá certo é converter sua imagem para JPG. Geralmente imagens em JPG ficam menores que PNG, GIF e alguns outros formatos utilizando as configurações padrões do softwares conversores, salvo algumas exceções.


Remover metadados

Caso você não saiba, metadados (ou metainformações) são informações adicionais gravadas dentro de um arquivo de imagem. Os tipos de metadados mais comuns são EXIF, IPTC e XMP, e neles podem existir informações do tipo:

  • quem é o autor da imagem.
  • localização geográfica (GPS).
  • fabricante da câmera digital.
  • modelo.
  • exposição ao tempo.
  • versão do software da câmera digital.

Apesar de serem somente texto, esses metadados tornam os arquivos maiores, o que pode ser mais custoso tê-los se você for um webmasters tentando otimizar um site para reduzir o tempo de carregamento do site. Se estiver curioso sobre quais são esses metadados, utilize o programa PhotoME e veja quais são os metadados de suas imagens (veja a foto abaixo).

como diminuir o tamanho de uma foto
Figura 2: Metadados de uma imagem

Caso você queira realmente remover esses metadados (EXIF, IPTC ou XMP) para diminuir o tamanho das fotos, use o programa FastStone Photo Resizer. No programa, vá em "Settings" e desmarque a opção "Keep EXIF / IPTC data" (somente para formato de saída JPEG) para remover os metadados.

como diminuir o tamanho de uma foto
Figura 3: Como remover metadados

Outro aplicativo para remover esses metadados (e para outras finalidades) é o programa RIOT (Radical Image Optimization Tool). O legal dele é que ele mostra a imagem de entrada e também como ficará a imagem reduzida (tamanho em KB e qualidade).

como diminuir o tamanho de uma foto
Figura 4: Tela do programa RIOT


Otimizar a qualidade da imagem (ajustes e PunyPNG)

Por fim, se as soluções acima ainda não o satisfazem, você pode optar por alterar algumas outras propriedades da imagem a fim de reduzir seu tamanho. Essas tais propriedades podem ser brilho, contraste, gama ou paleta de cores. Todas elas podem ser facilmente alteradas no programa RIOT, inclusive alguns formatos até permitem a escolha de um algoritmo diferente (método de compactação), o que também pode diminuir o tamanho da imagem. Aliais, após terminado as soluções acima, recomendo a você enviar sua imagem para o site PunyPNG. Ele é um excelente otimizador de imagens online (gratuito).

como diminuir o tamanho de uma foto
Figura 5: PunyPNG - Otimizador de imagens online



Veja também





3 comentários :
Pop Blogs disse...

Muito legal esta postagem. Parabéns!

A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs: http://www.popblogs.net

Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho !!

Anônimo disse...

Meu Amigo... Parabéns e valeu pela dica.

Muito obrigado mesmo.