terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tutorial - Como copiar um DVD (mídia)


icone copia

O tutorial abaixo explica como copiar um DVD (ou CD), independente se seja um CD de música, um disco de dados, um CD de fotos, um DVD de MP3, um DVD de jogo ou um DVD de instalação de um programa. Para fazer uma cópia de um DVD você só precisa do disco original, um disco vazio (mídia de DVD virgem) e um gravador de DVD. O programa utilizado nesse tutorial foi o excelente CDBurnerXP (gratuito). Ele tem diversas opções de gravação, mas a que nos interessa é a cópia de disco, possibilitando, inclusive, copiar o DVD para o PC (formato ISO). Baixe-o nesse link.


1 - Abrindo o programa (CDBurnerXP)

Supondo que o programa já foi instalado, execute-o através do menu iniciar. Será aberto a tela inicial do programa (figura 1). Nessa tela você escolhe o que você deseja fazer no programa, que em nosso caso é copiar um disco de dados. Escolha a opção "Copiar Disco" e depois clique no botão "Copiar Dados".

tutorial como copiar um dvd cdburnerxp
Figura 1: Tela inicial do programa


2 - Escolhendo os parâmetros da gravação (cópia)

Na tela seguinte (figura 2) você pode escolher qual é o dispositivo de origem e destino, ou seja, qual gravador de DVD irá ler o disco original e qual gravador de DVD irá gravar na mídia virgem. Se você só tem uma unidade de DVD, então basta você seleciona-la (provavelmente já virá selecionado). Caso contrário, fique à vontade para escolher quem irá gravar e quem irá ler. Caso você ache necessário, você pode optar por fazer a cópia direta para o HD. Para isso, na opção "Dispositivo de destino", selecione "Disco rígido". Logo abaixo será mostrado uma opção para você escolher onde quer gravar o arquivo ISO que o CDBurnerXP irá gerar (figura 3). Voltando aos parâmetros principais, você pode selecionar qual será a velocidade de gravação e se deseja finalizar o disco. Quanto menor for a velocidade de gravação, mais segura será a cópia. Se as suas mídias são de má qualidade ou se o seu gravador de DVD é problemático, então deixe no valor mais baixo possível. Finalizar o disco, nesse caso, significa bloquear a mídia para futuras gravações, ou seja, você nunca mais irá gravar nessa mídia (caso comum se tratando de mídia virgem). Deixe a opção "Usar proteção de buffer" habilitada. Por fim, se você já colocou a mídia original no gravador de DVD, então clique no botão "Copiar disco".

tutorial como copiar um dvd cdburnerxp
Figura 2: Parâmetros da gravação

tutorial como copiar um dvd cdburnerxp
Figura 3: Copiando direto para o HD (use um drive virtual para ler a imagem)


3 - Inserindo a mídia virgem (DVD vazio)

Após você clicar no botão "Copiar disco", será mostrado a tela de progresso da cópia e gravação (figura 4). Todos os eventos da gravação serão mostrados nessa tela, inclusive problemas (quando houver). Depois que o programa copiar toda a mídia original, ele irá mostrar uma tela pedindo para você inserir um "Disco Gravável" (mídia virgem), isso é, caso não haja nenhuma no gravador. Quando essa mensagem (figura 5) aparecer, insira sua mídia virgem na bandeja (provavelmente irá estar aberta). Feche a bandeja e não faça mais nada. O CDBurnerXP irá continuar a gravação. Quando a cópia for concluída será mostrado uma mensagem na tela.

tutorial como copiar um dvd cdburnerxp
Figura 4: Todos os eventos da gravação serão mostrados nessa tela

tutorial como copiar um dvd cdburnerxp
Figura 5: Insira a mídia virgem quando essa mensagem aparecer



dvd player
DVD Player
ps3
Playstation 3
notebook
Notebook
psp
PSP
computador
Computador

Veja também





0 comentários :