quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Tutorial - Como fazer backup de um dispositivo USB (Pen drive, MP4, Micro SD, etc.)


O seguinte tutorial descreve como fazer backup de dispositivos USB, tais como pen drive, MP4, cartão de memória Micro SD, Mini SD, celular e câmera digital, de uma forma muito fácil e também descreve como restaurar um back up feito em outro momento. Se você usa um destes dispositivos com frequência, então vale a pena saber como fazer uma cópia de segurança (dos arquivos). O software de backup utilizado no tutorial foi o USB Image Tool, programa gratuito que já foi apresentado aqui no blog. Faça o download do programa nesse link (para executa-lo, é preciso extrair os arquivos).


Como fazer um back up

Antes de fazer o back up, é recomendável (não é obrigatório) usar um desfragmentador de disco no dispositivo USB (para melhorar o desempenho). Voltando ao tutorial, no programa, selecione o dispositivo que você deseja fazer o back up (figura 1) e clique no botão "Backup". Vai aparecer uma janela pedindo para você colocar um nome para o arquivo de backup e para você escolher a pasta onde ele será salvo. Finalmente, clique em "Salvar". Agora é só aguardar o programa criar um arquivo com extensão IMG contendo todos os arquivos do dispositivo selecionado anteriormente.

como fazer backup restaurar backup softare
Figura 1: Tela do programa USB Image Tool


Como restaurar um back up

Restauração, nesse caso, é o processo inverso, ou seja, escolher um arquivo IMG para ser gravado no dispositivo selecionado. No final você vai ter de volta no dispositivo todos os seus arquivos (dados) que havia, inclusive mantendo as estruturas das pastas. Enfim, para restaurar um back up você deve selecionar um dispositivo, clicar no botão "Restore", escolher o arquivo de back up (formato IMG) e clicar em "Abrir". O USB Image Tool mostrará uma janela de confirmação. Clique em "Sim" para restaurar. Agora é só aguardar o processo.

pen drive
Pen drive
mp4
MP4
notebook
Notebook
computador
Computador
hd
HD

Veja também





8 comentários :
Anônimo disse...

Tem maneira de fazer um backup mais facil a automatico.

http://techonspot.blogspot.pt

Anônimo disse...

Eu faço diretamente pelo programa de backup do XP.
Clica com botão direito do mouse>ferramentas do sistema> Propriedades> clica na aba ferramentas> backup. Simples assim! E o bom não será necessário a instalação de nenhum programa... valeuuuu...

Anônimo disse...

Valeu Pela solução, foi muito util para mim. Agora vou ver o resultado, passando de volta pro novo cartão. X3

Dimas som disse...

Ótimo, pois consegui fazer um backup completo de um micro sd da nokia, que estava protegido, porém o msd, era de 2 gigas, e restaurei em um msd de 8, o de 8 ficou com apenas 2 gigas também, seria configuração?

Blogueigoo disse...

@Dimas som,

isso eu nunca vi. Muito estranho.
Bem, como alternativa, você pode usar um programa de compactação, tal como o 7-Zip, e compactar todos os arquivos e pastas que estão na raiz (primeiro nível) do micro SD. Será gerado um único arquivo (.7z geralmente) contendo todos os outros.
Pra restaurar, é só descompactar esse arquivo na raiz de algum outro micro SD. Teoricamente funciona do mesmo jeito que o programa citado nesse tutorial.
Qualquer dúvida, leia nosso tutorial explicando como compactar arquivos.

Anônimo disse...

Eu fiz todo processo, porém meu pen drive continua limpo, sem nenhum arquivo.

Oq faço?? Me ajudem por favor!!!!

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

você está tentando fazer um backup ou restaurar um backup?
O programa deveria criar arquivos no pen drive no caso de restauração (você fez um backup anteriormente).

Tah disse...

Para que baixar um programa se esse "serviço" já existe no windows?

Abrir a pasta ou disco que deseja criar o backup > clicar com o botão direito do mouse > propriedades > ferramentas > fazer backup agora

Tem alguma vantagem nisso?