quarta-feira, 15 de julho de 2009

Xpadder - Programa para configurar controle no PC (joystick)


controle joystick pc
Imagem de ambulancia

Imagine você comprar um adaptador de PC (geralmente com entrada USB - Figura 1), mas descobrir que o seu jogo não é compatível com controle (não funciona). Ou então, o jogo é compatível, mas não permite que você mude a configuração do controle. Situações chatas, assim como várias outras envolvendo o uso de controle de PC, porém, felizmente, há uma solução. Estou falando do Xpadder, um programa simulador de teclado e mouse. Com ele, você pode mapear todas as teclas do seu teclado e também todos os botões do mouse (inclusive o movimento), ou seja, quando você apertar um botão no joystick, o Xpadder simulará o pressionamento de uma tecla ou então a movimentação do mouse. Para configurar o Xpadder você só precisa criar um layout informando qual o modelo do seu controle, por exemplo um Dual Shock de Playstation 2 com 3 direcionais, sendo 2 analógicos e 1 digital, 4 botões, etc. (o Xpadder pedirá para você apertar um botão para ele reconhece-lo). Depois, é só você criar um profile (mapeamento) para cada jogo (ou programa) que pretende usar, inclusive você pode baixar profiles feitos por outros gamers.

adaptador pc usb ps2
Figura 1: Adaptador USB para usar controle de Playstation no PC

Eu, pessoalmente, gosto de usar controle em jogos de luta e jogos de corrida, mas com o Xpadder nada o impede de usar joystick em outros gêneros (FPS, por exemplo). Só para relembrar, o programa aceita qualquer tipo de joystick (supondo que foi instalado o driver corretamente), tais como controle de Xbox 360, joystick USB de PC, controle de Playstation 2 (usando adaptador), controle arcade e vários outros. Enfim, só joga sem controle quem quiser.

xpadder layout
Figura 2: Criando um profile (mapeando os botões)




Por que eu deveria usar o Xpadder?

Se o seu jogo já tem um painel de configuração de controle e esse painel funciona perfeitamente, então não há necessidade de usar o Xpadder, mas você pode querer usar um joystick nas seguintes situações:

  • jogos de PC que não suportam controle nativamente;
  • jogos online em FLASH ou em JAVA;
  • jogos de PC que não permitem a configuração do controle;
  • emuladores de video games (consoles);
  • qualquer programa que use o teclado e/ou o mouse, por exemplo o Windows Media Player (tocador de música e vídeo).

xpadder profile
Figura 3: Teclado e mouse podem ser simulados

Nesses casos acima o Xpadder é o simulador ideal. Baixe-o no link abaixo.

xpadder download
(versão 5.3)



controle de xbox 360
Controle de Xbox 360
adaptador para controle
Adaptador para controle
controle para pc
Controle para PC
jogos para pc
Jogos para PC
controle de ps2
Controle de PS2


xbox 360
Xbox 360
ps3
Playstation 3
placa de video
Placa de Vídeo
notebook
Notebook
nintendo wii
Nintendo Wii

Veja também





15 comentários :
x0gmo0x disse...

eu recomendo um programa mais útil e simples, o Joytokey
porem venho a consultar outro,
porque o MMORPG que jógo (Grand Chase) com sua nova atualização do
escudo anti hackers.
impede a maioria dos processos(naum conhecidos pelo jogo) q trabalham em primeiro plano, lógo ele bloqueia o
joytokey e nuam posso rusar meu joy
nem para mouse nem para teclado.
mas naum esqueça de dar uma olhada eh muito melhor
Baixe o joytokey Aqui

Blogueigoo disse...

@x0gmo0x,

valeu pela dica. Pesquisando sobre o Xpadder eu li várias recomendações sobre esse JoyToKey. Deve ser bom mesmo.

nickfaldon disse...

valeu mesmo pela dica.
Eu uso um Dual Shock 2 e tentava jogar Resident 2, mas os jogos da Activision não suportam joysticks, apelei para o Xpadder mas não tinha idéia da eficácia dele.

Renan disse...

Ele nao funfa no Windowns 7 =/

Anônimo disse...

só ir em Painel de Controle- Programas- Executar programas criados para versões anteriores do windows

Anônimo disse...

aopa, vlw brother, tava desistindo do joystick mas ai vc ajudou bem, obrigado, agora ja to curtindo um emulador de ps1 no meu pc. vlw

Anônimo disse...

eu consigo configurar um joystick volante, desses pra jogos de corrida?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

sinceramente não sei. Pesquisando no Google li sobre algumas pessoas recomendando o Xpadder para alguns volantes. Se der certo, talvez você tenha que mexer no programa para configurar a sensibilidade.
Comente novamente se der certo, por favor.

Anônimo disse...

Diego Emmanuel Ferreira Pinheiro (ptcfiretest.com): para quem está com problemas para usar o Xpadder no Windows 7, basta clicar no ícone do Xpadder com o botão direito, clicar em propriedades e depois em Compatibilidade. Aí, basta clicar na caixa de seleção "Executar este programa em modo de compatibilidade" e escolher a opção "Windows Xp Service Pack 3".

Aí é só abrir o programa, configurar as opções e se divertir no jogo de sua escolha.

Abraço.

Anônimo disse...

ola poderia me ajuda me endicando o que faço para o meu pc baixe musica pois ele nao quer o que devo fazer? aaa ele ta lento tem algo que posso fazerpara torna ele mais rapido obrigada pela atençao

Anônimo disse...

eu tenho um notebook windows 8
mas eu tenho um controle para pc q nao funciona em windows 8
esse programa me ajudaria neste caso?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

creio que o Xpadder não te ajudaria já que ele parte da premissa (creio eu) que os controles já estão instalados.
As principais funções do Xpadder são remaper botões do joystick para o teclado/mouse e calibrar algumas propriedades dos joysticks.

Anônimo disse...

pow cara funciona bacana! mas to tentando colocar dois controles pra joga naruto, mas não consigo. o que eu faço?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

tem um tutorial neste blog ensinando como configurar o Xpadder, inclusive no final tem um trecho explicando como configurar 2 controles/joysticks.
Digite "Xpadder" (sem aspas) no campo de busca no topo desta página.

Thiago "Samyaza" Rodrigues disse...

Será que é possível usar esse programa para mudar a movimentação em jogos point and click como Baldurs Gate?