quinta-feira, 30 de julho de 2009

Programa para verificar informações do sistema - SIW


O SIW, ou System Information for Windows, é um excelente programa para verificar várias informações do sistema, tanto informações de software quanto de hardware, de forma detalhada, organizada e centralizada (diferente do Windows). Ou seja, você pode verificar qual é o modelo da placa mãe (ou fabricante), quais os codecs instalados (Xvid, Real Media, MPEG2, FLV, etc.), descobrir o endereço IP, quais as impressoras instaladas, qual versão do DirectX está instalada e várias outras coisas, e depois ainda pode exportar essas informações para HTML. O System Information for Windows separa as informações em Software, Hardware e Rede.

software system information for windows   software system information for windows

Telas do programa System Information for Windows


Software

software system information for windows

Nesse item, é possível ver o nome do sistema operacional, quais os programas instalados (precisa desinstalar um programa?), quais DLL's foram carregadas, ver as opções de acessibilidade, quais as atualizações do Windows (mostrando nome, Hotfix e data), ver quais os processos em execução, quais são os usuários do Windows, verificar os diretórios importantes do sistema (fontes, cache de DLL's, etc.), quais as variáveis de ambiente (propriedade e valor) e várias outras coisas.


Hardware

hardware system information for windows

No item Hardware, você pode ver as informações relacionadas à parte física do computador, tais como quais unidades de disco estão instaladas, qual é o modelo da placa de vídeo, quais os tipos de slots da placa mãe (PCI, AGP ou PCI Express), qual a capacidade de memória RAM da placa mãe, quais as características do processador, ou seja, se a CPU permite instruções MMX, SSE, SSE2, SSE3 ou ET64, qual o tipo de soquete, qual o valor da frequência (MHz ou GHz), qual o valor do FSB (Front Side Bus) e qual o cache. Também é possível verificar a quantidade de memória instalada nos slots da placa mãe (e também o tipo - DIMM, DDR, DDR2 ou DDR3), verificar qual é a versão da BIOS, qual o monitor atual (tamanho e resolução) e ainda verificar os valores dos sensores de temperatura da placa mãe. Enfim, são várias especificações técnicas e valores de monitoramentos. Essas informações são muito úteis quando pretendemos fazer um upgrade ou quando precisamos verificar se o que chegou é o que foi comprado (cuidado com os vendedores mentirosos!).


Rede

rede system information for windows

Muitas vezes precisamos descobrir o endereço IP do computador, verificar o endereço físico (MAC), ver os servidores DNS ou ainda verificar as portas abertas do computador (protocolo e programa). Para nossa sorte, o SIW nos permite verificar cada uma dessas informações, sempre de forma detalhada e organizada. Em relação a compartilhamento de arquivos, o SIW verifica todas as pastas compartilhadas do computador, mostrando o nome e o caminho. Ainda no item Rede, há uma ferramenta Trace IP (usado para rastrear o caminho que um pacote faz em uma rede de computadores) e uma ferramenta de WhoIS (consultar informações de contato, endereço IP e nome do servidor de um domínio na internet).


Ferramentas extras

ferramentas system information for windows

Como se tudo que já foi dito sobre o programa fosse pouco, o programa ainda conta com algumas ferramentas adicionais, tais como o Eureka, ferramenta usada para descobrir senha (funcionou em um campo de senha do Internet Explorer, mas no Firefox não), Wake on LAN, aplicativo usado para ligar um PC remotamente, e um Password Cracker, usado para descobrir senha do Windows através de um arquivo PWL (somente em Windows 95, 98 e ME).

Enfim, o System Information for Windows é um programa recheado de informações sobre o seu sistema (funciona como o Everest - eu achei melhor), gratuito (para uso pessoal), detalhado e muito organizado (e com opção de idioma Português). Vale a pena tê-lo instalado.

download do programa system information for windows
(link alternativo - versão em inglês)



placa mãe
Placa Mãe
placa de video
Placa de Vídeo
memória
Memória
notebook
Notebook
processador
Processador

Veja também





0 comentários :