quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tutorial - Como comprimir músicas MP3


Nesse tutorial ensinando como diminuir o tamanho de uma música será usado o Format Factory, um excelente programa para converter vídeo, áudio e imagem. Para baixa-lo clique aqui. Vamos ao tutorial.


Como compactar arquivos de músicas (WMA, MP3, OGG, AAC e etc.)

Abra o Format Factory e clique no botão "Todos Para MP3" localizado na aba Audio (figura 1). Será aberta uma janela para adicionar os arquivos que serão compactados para MP3 (figura 2). Nessa nova janela, existe os seguintes ícones:

  • icone remover - Serve para remover da lista o arquivo selecionado.
  • icone remover todos - Serve para remover todos os arquivos da lista.
  • icone adicionar pasta - Adiciona uma pasta para ser comprimida.
  • icone player musica - Toca a música (arquivo selecionado) usando o player padrão.

tutorial como comprimir música mp3
Figura 1: Tela inicial do programa Format Factory

tutorial como comprimir música mp3
Figura 2: Tela para adicionar músicas (arquivos)

Clique no botão "Adicionar Arquivo" e vá adicionando as músicas que você deseja compactar (comprimir). Caso você queira somente um trecho da música, clique em "Ajustar Faixa" para selecionar o inínio e fim da música (figura 3). Repare que clicando no botão que fica acima do botão "Ajustar Faixa" (e ao lado do botão OK) você poderá escolher a qualidade do áudio (figura 4). Faça vários testes com diversos ajustes de bitrate (taxa de bit) e taxa de amostragem, cada vez diminuindo um pouco seus valores, até chegar no ponto em que o áudio fique bom e pequeno para o seu dispositivo (Celular, MP3, MP4, SmartPhone e etc.). Terminado a configuração, clique em "OK".

tutorial como comprimir música mp3
Figura 3: Escolhendo o trecho da música

tutorial como comprimir música mp3
Figura 4: Configurando a qualidade da música

De volta a tela inicial do programa, clique no botão "Iniciar" para começar o processo de converter os arquivos que estão na lista (figura 5). Observe que na coluna "Estado da Conversão" é possível saber a porcentagem do progresso da conversão de cada arquivo (figura 6). Terminada a conversão, as músicas compactadas estarão na sua pasta de destino (clique no botão "Pasta de Destino" para abri-la).

tutorial como comprimir música mp3
Figura 5: Iniciando a compactação das músicas

tutorial como comprimir música mp3
Figura 6: Aguardando o término da compactação

Lembrando que, quando o assunto é comprimir músicas MP3, WMA, OGG, AAC, WAV ou qualquer outro formato, o melhor a ser feito é ir fazendo testes diminuindo a taxa de bit e a taxa de amostragem até chegar no ponto em que a qualidade do som fique boa (audível) para o seu dispositivo, ou seja, você comprimi, escuta e vê se ficou bom.



mp3
MP3
celular
Celular
mp4
MP4
ipod
iPod
notebook
Notebook

Veja também





3 comentários :
Wanda Nasck disse...

Bem naw é por nada naw, + esse tuto deveria ser como converter para mp3 etc...
Ele naw comprime e sim converte o arquivo...
comprimir é pra DIMINUIR o tamanho e naw qualidade!!!
VALEU POR NADA VIU.

Sandro disse...

Wanda Nasck pare de ser ignorante. Muitas pessoas precisam COMPRIMIR os arquivos sonoros para jogos, alguns celulares antigos, ou qualquer outra coisa que não tenha espaço disponível.
Muito obrigado pelo post!

Anônimo disse...

Sandro. Pensa véi pelo amor de deus. Leia o que você tá falando!!!
Cara. Baixar o bitrate não é comprimir o arquivo não. É RENDERIZAR com MENOR QUALIDADE.
Que existe a boa vontade do blogger também agradeço. Mas que está errada a informação está.Cai aqui procurando como comprimir arquivos que não são nativos a compressão (mp3 e Divx entre outros) O kgb e 7zip ainda parecem os melhores....
Me desculpe mas a pessoa que você xingou não foi ignorante e sim mal agradecido e intolerante com erro alheio. Você foi ignorante corroborando o erro do blogger !