segunda-feira, 13 de abril de 2009

Enquete: Quantas vezes por ano você formata o HD?


enquete quantas vezes formatar HD
Crédito da imagem: Air Force One.

É fato que a cada ano que se passa mais pessoas compram seus computadores por preços cada vez menores. Muitas dessas aquisições são para fins comerciais, por exemplo uma empresa que necessita de computadores, mas a maioria das aquisições são para uso pessoal, seja um desktop (usado em casa) ou um notebook (móvel). Geralmente, computadores pessoais são usados por diversas pessoas, sendo que a maioria desses usuários não tem conhecimentos de informática, e é ai que surge um dos diversos problemas relacionado a computadores: instabilidade do sistema. Essa falta de conhecimento pode ser visualizada quando o computador é "infectado" por um vírus, na hora de desinstalar um programa, na hora de deletar arquivos do sistema e vários outros momentos que o mau-uso prevale-se. Diante dos diversos problemas de computador, o usuário, na esperança de remover um vírus, desinstalar um programa ou até mesmo apagar dados confidenciais, pensa em formatar o disco rígido. Enfim, veja os diversos problemas de computador que fazem o usuário formatar o PC: erros no Windows (XP, Vista, 2003 e etc.), o computador "não quer desligar" (a não ser quando o cabo de energia é puxado a força), sistema trava em momentos inesperados, computador lento e necessidade de deletar arquivos definitivamente (formatar não adianta!).


Por que você formata o HD?

Diante desses fatos, o Blogueigoo gostaria de saber quantas vezes por ano você formata o HD (em média). O propósito da criação dessa enquete é para poder ser traçado o perfil dos usuários de computadores a fim de descobrir as causas dos diversos problemas envolvendo computadores. Por exemplo, pode ser falta de conhecimento técnico (necessidade de treinamento), programa mau desenvolvido, sistemas operacionais instáveis, crescimento muito acelerado de pragas para computadores (malwares) e etc. Seria mais vantajoso para o propósito da enquete que os leitores também deixassem um comentário nessa postagem dizendo suas opiniões a respeito do assunto. A enquete está do lado direito da página.



hd
HD
memória
Memória
notebook
Notebook
computador
Computador
processador
Processador

Veja também





27 comentários :
Kurt Kraut disse...

Olá,

Sou usuário Linux e não precisamos passar por esse ritual de formatar o HD de tempos em tempos. Isso é possível graças a duas características

1) O sistema de arquivos mais usado (e mais tradicional) nos desktops Linux (ext3) não fragmenta, exceto quando há menos de 20% de espaço livre aproximadamente.

2) Os sistemas de arquivos mais modernos para Linux, além da característica anterior, fazem desfragmentação em tempo real quando o HD está ocioso.

3) Não sofremos de vírus ou malwares. Portanto, a formatação como uma limpeza garantida desses males se faz desnecessária.

4) Quando uma nova versão do sistema é lançada (o que costuma acontecer semestralmente enquanto o Windows veio no ritmo 95/98/XP/etc), podemos fazer o upgrade de versão sem formatar o sistema.

Acho que isso serve para elucidar como é a relação que os linuxers estabelecem com a questão da formatação. Abraços.

Blogueigoo disse...

@Kurt Kraut
Falou tudo. Eu mesmo pretendo aprender a usar alguma distro de Linux, porém ultimamente estou sem tempo.
Ah, acho que as suas duas características acabou virando quatro características :) .

Até mais.

Levato disse...

Eu uso o XP e só formato qdo dá pau mesmo...daqueles que não há jeito. Ano passado acho q formatei 2 vezes...

Abraços.

Espero ter ajudado!

Gabriel disse...

Meu sistema operacionanl e xp e eu fiquei uma vez 3 anos sem formatar meu pc infelizmente depois de 3 anos de luta para nao pegar virus tomando todos os cuidados necessarios acabei pegando por causa duma besteira um programa de jogo que deixava atacando sem parar e acho que no programa contia keylogger e varios outros viros bom formatei meu pc depois por que tava lerdo de mais depois disso e ja fazem 2 anos ja que nao formato te novo vamos ver se consigo passar recorde da ultima veiz abraços

LUIZ disse...

Pois bem... Eu sou um usuário comum de computador, não tenho grandes conhecimentos técnicos e como é possível de se imaginar eu uso o windows!
Já tentei usar o Linux, mas é impossivel para mim, talvez eu seja muito burro. No entanto, eu só formatei uma vez (no início desse ano, por puro modismo, só para eu dizer que eu já formatei o computador, pq na real não precisava!!!))o computador, sendo que faz mais de 3 anos que o tenho. Nunca tive grandes problemas com o meu PC, ele nunca foi mandado para concerto algum. talvez seja sorte, não sei!

Mas sempre fiz o que tem para se fazer: Scandisk,desfragmentar, trocar de antí-virus uma-vez-lá-que-outra, etc...

Meu pc é um AMD semprom 2600+
1,60 GHz, 352 RAM, ou seja, um pc bem simples mesmo, mas que eu adoro!!

MTrance disse...

Sou usuário do windows (infelizmente) tenho duas máquinas, um desk (32 Bits) com o XP sp2 (proxima formatacao colocarei o Vista Seven) e um notebook (64 bits) com o Vista, sendo este ultimo usado apenas para trabalhos profissionais e a formatação dele não eh frequente, a ultima vez foi em outubro de 2008... Já meu Desk, pela frequencia de downloads e instalação de programas e outras "cositas más" formato o HD mais ou menos a cada 2 meses e instalação de windows a cada mes ou na formatação do HD, jah q tenho 2 HD´s de 500 GB para "lixo" e um de 250 GB apenas para sistema (principal), ou seja, os dois maiores formato a cada 2 meses e o principal mais ou menos a cada mes...
espero ter cooperado com a sua pesquisa...
valeus...

Lennovous disse...

Eu uso windows vista 64 bits e só formato 1x por ano, não por necessidade até porque trabalho na area de manutençao de rede e hardware a um tempinho já. Vai que tenha um viruzinho ali escondinho e meu antivirus não pegou né?

Abraços, Lennovous

Blogueigoo disse...

Em casa eu também tento tomar todos os cuidados possíveis para usar o sistema operacional de forma correta (Vista x64), porém, como o PC que todos (família e bairro) usavam quebrou, eu tive que deixar o meu computador pessoal para uso público. Estou me arrependendo. A melhor coisa é ficar de olho em todos os links que os usuários clicam (e não pode chorar). Pra mim vírus é o principal problema de computador. Eu espero um dia estar usando o Linux, assim como é desejo do LUIZ também. Assim só eu vou saber mexer (em casa). auhauhuahauh

Anônimo disse...

ééé galera, só tomar cuidado com o que for instalar no pc. e ter um bom anti-virus e sempre fazer varredura nos arquivos de sistema q num da nada. O meu pc ja tem 2 anos q num formato. apesar de fazer download o dia inteiro. meu antiirus ta sempre atualizado e num saio clicando nos banners dos torrents ^^. abrass

Alison disse...

Formato apenas para troca de versões do windows, faço todas as correções possiveis e meu computador nunca fica lento e/ou com virus, antivirus tambem não uso, a rumores por ai que dizem que o melhor ANTIVIRUS é o "bom senso", atualmente uso o vista 64, quando apareciam problemas de TELA AZUL no xp, era só usar o cd de instalacao do xp, entrar em modo de reparo e usar o comando "chkdsk /r" pra mim nunca falhou e com o vista não estou tendo nenhum tipo de problema! Muitos reclamam, mas para meu uso está sendo ótimo, só tive problema ao desbloquear um celular por nao ter axado o driver usb do aparelho para minha versão do windows.

Anônimo disse...

nunca...só se estragar mesmo, não tenho paciencia pra ficar me preocupando com isso, reinstalando coisas e fazendo backup de arquivos e etc, também não atualizo antivirus nem faço varredura, só sei identificar muito bem os arquivos e coisas que instalo..mas o windows já ta bem carregado e o pc anda lento... bom, quanto quebrar de vez eu formato!

Blefe disse...

Várias vezes... não vejo nenhum problema nisso e também não perco nem meia-hora pra deixá-lo redondinho novamente.

Em alguns casos de spyware ou virus, é mais simples reinstalar o sistema do que ficar procurando formas ou programas de remoção.

Também formato quando acho que a organização dos meus arquivos não está boa.
O HD foi feito pra isso, o sistema foi feito pra isso, e eu não vejo nenhum problema em formatar o micro.

necromancerufmt disse...

Bem atualmente tenho um PC e um notebook. No PC eu deixo o XP instalado por conta de jogos e tudo mais... no notebook eu uso o vista (x64)..até agora o placar esta da seguinte maneira:
Pc (windows XP ) 5 vezes x Notebook (Windows Vista 64 bits ) 2 vezes...

Uso os 2 na mesma medida e acho que o xp é instavel (ja instalei até o SP3 e é original!) e principalmente com virus de pen drive faz uma festa! Ja o vista (tbm acho lerdo) não estou tendo problemas com virus e outras pragras....por enquanto.

Otávio disse...

Formato +/- a cada 3 meses. Formato para deletar arquivos inúteis que foram se acumulando durante os meses de uso, para mim faz bantante diferença na velocidade do sistema e a formatação é bem simples.

Reicla disse...

oie.. esse ano eu já tive que formatar, estava péssimo, travando direto, e com aquele probleminha de não querer desligar. Um saco!
eu uso o windows vista, é uma droga, odeio!gostava mais do XP, mas não tenho como mudar,a HP não fornece drives. mas regrinha básica pra mim, começa a dar problema, formata que resolve
beijos.

Dudueletro disse...

Sou usuário Linux (Ubuntu), há 5 anos e até agora não formatei mais meu computador. Quando usava rwuindows (XP) formatava pelo menos uma vez ao ano!

John disse...

Sabendo usar o sistema, deveria ser normal ficar mais de um ano sem formatar o computador e sem perder desempenho com isso.

Pessoas que formatam o computador várias vezes por ano como se fosse uma coisa normal estão usando ele de forma errada e terão mais chances de perder o HD em breve.

Formato o meu em média a cada 2 anos.

Uso Linux/WinXP.

Nando disse...

Formato a cada 3 meses..mais ou menos.
Windows XP

Anônimo disse...

XP service pack 3

Formato uma vez a cada 2 anos, em média. Mas já deve fazer quase 3 sem formatação, e continua tudo ok.

Se vc não instala programas pouco confiáveis, atualiza o Windows e usa um bom antivírus, dificilmente dá problema.

Willian disse...

Acesso o Internet Banking de quatro bancos diferentes aqui do meu computador além de fazer compras via internet constantemente, portanto minha preocupação com vírus é enorme, apesar de ter 99% de certeza que meu computador não está infectado, formato o HD mensalmente, apenas para ficar com 100% de certeza.

luan disse...

bom gente eu uso xp sp3 e formato a cada semana nao aguento mas e ainda nao consigo recuperar isso q dah mas raiva tem q estalar tudo de novo minhas musicas fotos so fica no d a outra partiçao c nao eu sempre vo perder os meus dados tenho antivirus e os programas basicos fico na net mas uso so pra entrar no chat e em blogs.
alguem tem alguma dica pra mim?

Blogueigoo disse...

@Luan, o seu caso é muito estranho. Nunca vi ninguem tendo que formatar o HD a cada semana (aproximadamente). Experimente instalar um software Firewall. Eu recomendo o Comodo. Ele tem uma versão gratuita que vem com Firewall+Antivirus. Pelo o que eu entendi você já particionou seu HD. Caso não tenha feito isso, PARTICIONE! Alguem mais tem alguma dica?

Anônimo disse...

Olá, sou usuário mac, nunca precisei formatar, isso ja faz 1 ano e meio, o sistema mesmo com esse tempo parece bastante estável, e é claro sempre tomando cuidado com downloads e links mesmo o mac não sendo um alvo principal de hakers.

Anônimo disse...

ola pessoal desse blog,gostei muito do blog de vcs,eu acabei e formatar meu notebok,ja nao e nem 1,nem 2,deve ter umas 3 vezes mais ou menos,nao lembro!vamos ao assunto,depois de formatado nao quer instalar o yahoo messenger porque sera? tive que formatar porque eu vivia esperimentando games,acabei perdendo um file do windows,que vez em quando aparecia umas letras acusando.por estou aqui a deixar meu recado,obrigado se puderem responder.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

estranho esse seu caso. Pelo o que eu vi, o instalador do Yahoo Messenger é um daqueles que baixam o conteúdo da Internet, ou seja, necessariamente precisa de uma conexão com a Internet. Talvez seja algum programa de segurança que está impedindo o funcionamento correto do instalador (Anti-vírus, Firewall, etc.). Enfim, forneça mais alguns detalhes sobre o problema. Até mais.

Luis disse...

Pois é! eu chego a usar windows por um bom tempo e sem problemas.

Uso o PC por umas 15 horas por dia e não vejo problemas no windows,sempre rodando tranquilo,quem tem que cuidar é o usuário e não podemos esperar q o sistema cuide de tudo para nós :D

Everton Fujimoto disse...

Parei de ler na metade dos comentários, rsrsrsrs, tem muitos.

Bom, eu já usei windows e linux (no momento uso Windows).

Tenho 4 licenças de windows, e as comprei somente para jogar, hahah (na minha opinião, essa é uma das duas únicas vantagens marcantes do Windows sobre o Linux, a outra é que todos conseguem usar Windows, inclusive minha namorada)

A questão é a seguinte, vi alguns comentários falando sobre o Linux não ter que formatar, mas para quem instala e desinstala vários aplicativos como eu (gosto de fazer "experiências", no computador) a base de dados do apt-get, o registro interno do sistema operacional, etc... ficam muito cheios.

Tanto windows quanto Linux eu costumo em casa, formatar de 2 em 2 anos(somente para limpar mesmo, pois não tem virus, e também não está com desempenho ruim, apenas para limpar os registros mesmo) e no windows vista e 7, nunca precisei me preocupar com fragmentação dos arquivos, como foi dito, pois eles desfragmentam no tempo ocioso do SO.

Eu gosto muito de Linux, mas eu acho que cada sistema tem suas vantagens e desvantagens em relação aos outros, não santifico um deles, e discrimino outro. Gosto de ambos.