terça-feira, 31 de março de 2009

Programa para verificar links quebrados de sites


Quem, de alguma forma, já esteve envolvido na criação de uma página de internet, provavelmente precisou verificar vários links da página para saber se eles eram válidos, ou seja, se eles não eram links quebrados (apontando para um endereço que não existe). Por exemplo, quem tem um blog e utiliza algum template não fornecido pelo Blogger, precisa hospedar as fotos (imagens dos templates) em algum serviço de hospedagem. O Blogueigoo, por exemplo, tem arquivos hospedados no Picasa (aceita somente imagens). O problema surge quando as URLs (endereço) dos arquivos usados (JPG, HTML, JS, CSS, PNG, ICO, GIF, SWF e vários outros) se tornam inválidas, o que geralmente ocorre quando o serviço que hospedou os arquivos tem algum problema e precisa alterar as URLs dos arquivos, ou então a página que estava sendo linkada (dentro da sua página) não existe mais, queda temporária do servidor de hospedagem e vários outros motivos. Enfim, você não vai querer que o usuário, quando clicar em um link do seu site, seja direcionado para uma página inexistente ou então ter que mexer em um menu com problemas, seja por estar faltando alguma imagem ou porque sua página não carregou todos os arquivos javascript. Caso essas situações venham a ocorrer, o usuário, com certeza, irá ter uma má impressão do seu site (não esquente a cabeça com os links quebrados desse blogengraçado).

links quebrados
Para onde esse link me levou? (Error 404)
Foto de raster

Para evitar situações inconvenientes e também resolver problemas existentes, podemos usar o Xenu's Link Sleuth, um programa que verifica todas as URLs contidas no link especificado, verifica (se você quiser) os links externos (sites de hospedagem, por exemplo) e gera um relatório mostrando todos os links quebrados (veja um exemplo do erro 404 nesse link). Também podemos expandir ou restringir a verificação das URLs através da inserção de textos que dizem ao programa que somente desejamos URLs que começam com esses textos ou que não começam com esses textos, tratar redirecionamento como sendo um erro e ainda gerar SiteMap.

verificar urls

Baixe o programa Xenu's Link Sleuth clicando no link abaixo e, se você precisar, utilize o 7Zip para descompactar o arquivo baixado.

download do programa
Xenu's Link Sleuth

pen drive
Pen drive
hd
HD
processador
Processador
placa de video
Placa de Video
notebook
Notebook

Veja também





0 comentários :