quarta-feira, 18 de março de 2009

Tutorial - Como configurar o Flashget


Esse tutorial irá explicar como configurar o Flashget para que ele funcione corretamente e de forma prática. Para quem ainda não o conhece, eu recomendo a leitura da postagem apresentando esse programa gerenciador de downloads. Resumindo, ele gerencia downloads, permite pausar downloads de arquivos, pode ser integrado ao navegador, aceita protocolos HTTP, FTP e vários outros, permite baixar vários arquivos de um mesmo domínio apenas especificando uma URL padrão (exemplo: http://www.arquivo.com/file(*).jpg - o programa irá pedir uma faixa numérica, 1 até 24, por exemplo) e várias outras funcionalidades. Para baixar o Flashget, visite esse link.

icone do programa flashget


Opções gerais

Para acessar a tela de opções usada nesse item, e que também será usada nos itens seguintes, você deve clicar em "Tools" e depois clicar em "Options" (alt+O). Será aberto uma janela com várias opções e um menu à esquerda. Clique na opção "General" desse menu para que seja mostrado as opções gerais do programa (Figura 1). As principais opções são:

  • iniciar o aplicativo (Flashget) junto com o Windows (será aberto toda vez que o computador for ligado);
  • iniciar os downloads automaticamente sempre que o programa for iniciado;
  • desligar o computador (automaticamente) quando os downloads acabarem.

opcões gerais do flashget
Figura 1: Opções gerais do Flashget


Opções da conexão

Ainda nessa tela que foi aberta (alt+O), clique em "Connection". A opção mais importante para nós é escolher qual o tipo de conexão, o que acaba acarretando na velocidade (figura 2). Eu, por exemplo, escolhi 1T (1 Mb). Se você não sabe qual é a velocidade de sua conexão, então deixe na opção 1T, pois, hoje em dia, 1 Mb é uma velocidade "comum".

menu connection do programa flashget
Figura 2: Menu Connection do Flashget


Monitoramento

Por padrão, o Flashget ficará monitorando sua navegação pela internet em busca de um momento em que você, usuário, deseje fazer um download. Nesse caso, ele mostrará uma janela de confirmação perguntando se ele pode adicionar e iniciar o download do link que você, usuário, clicou. Na opção "Monitor" (menu à esquerda) você pode habilitar e desabilitar esse monitoramento e também especificar quais extensões de arquivos serão monitoradas. Para adicionar uma nova extensão, você deve adicionar o texto ";." dentro do campo "Monitor These File Types" e digitar a extensão deseja. Na figura abaixo, foi adicionado a extensão 3GP.

opções de monitoramento da navegação
Figura 3: Opções do monitoramento da navegação


Servidor Proxy

Na opção "Proxy" (alt+O) você pode adicionar um servidor proxy (Host), indicar qual porta será usada (Port), escolher o tipo do servidor (HTTP, Socks5, Socks4, etc.), especificar Usuário (User) e a Senha (Password), quando houver (figura 4). Alguns servidores (Proxy) permitem que você navegue pela internet anonimamente (eles se posicionam como um intermediário entre o seu computador e a endereço de destino). A configuração de um servidor Proxy não é obrigatória.

adicionar servidor proxy
Figura 4: Adicionando um servidor proxy (navegar anonimamente)


Idioma português

Infelizmente não há o idioma português na versão 2.0 do Flashget. Nosso idioma só está disponível em versões anteriores.


Outras opções

Clicando no item "Task Default", você poderá escolher em qual pasta será salvo os arquivos baixados pelo Flashget (figura 5).

configurando a pasta dos downloads do flashget
Figura 5: Configurando a pasta dos downloads do Flashget

Você também pode abilitar o "DropZone", um tipo de atalho para as opções do programa. Para isso, clique em "View" e depois em "DropZone".

gerenciador de download
Figura 6: DropZone - Um atalho ao menu do programa

Ele nada mais é do que um acesso rápido ao programa, bastando que você clique com o botão direito do mouse sobre ele para visualizar as opções do programa (figura 7). Desabilite a opção "DropZone" para remove-lo da tela.

menu de opções do dropzone
Figura 7: Menu de opções do DropZone

Outro acesso rápido ao programa é o ícone que fica ao lado do relógio do Windows (figura 8). Clique com o botão direito do mouse sobre ele para visualizar as opções do programa. Escolhendo a opção "Exit" você irá fechar (realmente) o programa.

gerenciador de download
Figura 8: Mais uma opção de acesso ao programa


filmes dvd vhs bluray
Filmes
notebook
Notebook
computador
Computador
filmadora digital
Filmadora Digital
celular
Celular

Veja também





4 comentários :
Anônimo disse...

O programa que baixei tem a interface diferente do descrito acima. Os passos que vc manda seguir são diferentes ou não existem no programa que baixei. Versão do programa que baixei: flashget3.7.0.1195en

Poderia ajudar??

Obrigado!

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

realmente meu tutorial está desatualizado. Assim que possível, irei atualizado, mas enquanto isso será mais fácil você tirar dúvidas usando os comentários.
Tem alguma configuração ou opção essencial que você não está encontrando ou não está conseguindo configurar no Flashget?
Só para ajudar, segue abaixo algumas mudanças de nomes e localizações:

- o menu "Connection" mudou para "Download Settings".
- o menu "Proxy" mudou para "Task Manager"->"Proxy".
- o menu "Task Default" virou um submenu de "Task Manager".
- para não mostrar o antigo DropZone, clique em "View"->"Float Window"->"Hide".

Leoberto disse...

Caro Blogueigoo, obrigado pela atenção de responder o comentário tão prontamente.

Estou tentando baixar um determinado filme, que é dividido em partes e quando coloco a URL no Flashget, o mesmo faz o download da página e não do arquivo
(Link do arquivo: http://www.mediafire.com/?kaoqd8gzjhwabzx)

Poderia quebrar mais esse galho?!

Grato!

Att.,

Leo

Blogueigoo disse...

@Leoberto,

use o programa JDownloader (ou o RDesc) para baixar links de sites do gênero (Fileserve, Rapidshare, etc.), pois ele é bem mais eficiente que o Flashget nesse quesito.
Procure em algum site de download que você o encontrará facilmente.