sábado, 28 de março de 2009

Tutorial - Como usar o Flashget


Como eu já apresentei o Flashget, um excelente programa gerenciador de download, e também já postei um tutorial ensinando como configura-lo, então, para completar, só faltava um tutorial ensinando como usar o Flashget. O objetivo desse tutorial é justamente esse e também fornecer algumas dicas para melhorar a interação com o aplicativo. Caso você ainda não conhece o Flashget, então sugiro a leitura desse link. Porém, se você já o baixou, mas ainda não o configurou (corretamente), então leia a postagem ensinando como configurar o Flashget. Vamos ao tutorial.



Opções e menus

O aplicativo possui diversas opções, separadas em vários menus, e muitas dessas opções se repetem, ou seja, há várias formas de se fazer a mesma coisa. Vou explicar apenas um desses métodos, então, caso você encontre a mesma função em outro menu, não se espante. Segue abaixo as opções (localizadas em um menu no topo) que você utilizará com maior frequência, seja para baixar arquivos, administrar os arquivos que estão sendo baixados ou para configurar o programa.

  • botão nova tarefa(Nova tarefa) - Botão para adicionar um novo download (baixar). Ele será explicado mais detalhadamente quando falarmos sobre como adicionar um download.
  • botão iniciar tarefa(Iniciar tarefa) - Iniciar o download selecionado (somente downloads pausados ou que ainda não foram iniciados).
  • parar tarefa(Pausar tarefa) - Opção para pausar o download selecionado.
  • botão deletar tarefa(Apagar tarefa) - Botão para remover o download selecionado da lista de tarefas.
  • botão propriedades(Propriedades) - Visualizar as propriedades da tarefa selecionada (download), tais como URL, nome do arquivo, local que será salvo, entre outras.
  • botão diretório pasta(Diretório) - Abre o Windows Explorer já na pasta onde o arquivo selecionado foi salvo (melhor do que ficar procurando).
  • botão opções(Opções) - Abre o menu de opções do Flashget. Use-o para configurar o Flashget.

O aplicativo ainda possui um menu de categorias de suas tarefas (downloads). No momento em que você está adicionando um download, você pode escolher em qual categoria seu download pertence (Filme, Programa, Vídeo, Música ou Jogo). Veja o menu na imagem abaixo:

categorias do download flashget
Figura 1: Categorias da tarefa (download)



Como adicionar um download

Como você já deve saber, é preciso adicionar a URL (link) do arquivo a ser baixado para o Flashget começar a baixar. Como exemplo, vou adicionar o seguinte link no Flashget:

http://largedownloads.ea.com/pub/misc/CnCGold.zip

Você pode fazer o download de qualquer link que você encontre na internet (sites para download), desde que esse link seja direcionado para um arquivo válido. Para quem não conhece, links são textos que funcionam como uma âncora que levam o usuário para outras páginas ou arquivos. Por exemplo, esse texto é um link. Se você utiliza o Internet Explorer, então clique com o botão direito do mouse sobre ele e, em seguida, clique em "Copiar Atalho". Isso fará com que o endereço do link (http://largedownloads.ea.com/pub/misc/CnCGold.zip) seja copiado para o Clipboard. Agora você só precisa fazer o Ctrl+V no campo URL do Flashget. Você também pode selecionar o texto que representa um link, que no nosso caso é http://largedownloads.ea.com/pub/misc/CnCGold.zip, e fazer o comando Ctrl+C. Vamos fazer todo o processo.

adicionar download no flashget
Figura 2: Janela para adicionar um novo download

1º Passo: Clique no botão de adicionar um novo descarregamento. Será aberto uma janela para adicionar os parâmetros do download (figura 2).

2º Passo: No campo "Address", coloque o endereço do seu arquivo. Eu, apenas para demonstrar, irei adicionar o endereço do arquivo CnCGold.zip citado anteriormente.

3º Passo: A escolha da categoria fica por sua conta. Ela não influência o download.

4º Passo: O campo "Save Path" é o local no seu HD que você deseja salvar o arquivo baixado. Clique em Browse se você precisar alterar a pasta.

5º Passo: Se você achar necessário renomear o arquivo, então utilize o campo "Rename" para adicionar o novo valor.

6º Passo: Clicando no botão "Advanced Option" o Flashget mostrará mais algumas opções. A principal é a opção de autenticação (identificação) no servidor, onde você insere o usuário e a senha de acesso (comum em servidores FTP).

7º Passo: Por fim, clique no botão "Download". Com isso, o download será iniciado automaticamente (depende da configuração). Caso ele não começe, clique no botão de iniciar a tarefa.

tarefas de download do flashget
Figura 3: Lista de downloads (tarefas)

O programa fornece diversas informações sobre o download, por exemplo tamanho do arquivo, percentual do download (progresso), tempo restante, velocidade do download e várias outras coisas. Verifique-as para saber se as tarefas estão ocorrendo conforme foi especificado.

Enfim, faça seus downloads usando o Flashget sempre que possível, principalmente para arquivos grandes (relativamente), pois só o fato de podermos pausar os downloads já é uma vantagem a ser considerada.


filmes dvd vhs bluray
Filmes
notebook
Notebook
computador
Computador
filmadora digital
Filmadora Digital
celular
Celular

Veja também





49 comentários :
Anônimo disse...

oi..boa tarde!
Eu baixei o programa flashget 3.0 só que quando mando executar aparece mensagem em ingles...this could bethe result of a damaged disk, a failed download or a virus..assim aconteceu com 2.0...1.9..etc...não sei o motivo. Minha amiga visinha minha mesa baixou e funciona perfeito...ai, que ocorreu? podes me ajudar?

Blogueigoo disse...

Deve ser problema na unidade de armazenamento (HD ou Pen drive) ou então o arquivo está corrompido devido a problemas durante o download. Recomendo os seguintes testes:

- Descobrir se o problema foi originado no seu computador: Copie para um Pen drive o instalador que sua amiga baixou e cole-o no seu computador. Tente instalar novamente. Se o problema continuar, então, provavelmente, seu HD está com problemas (fisicamente ou logicamente). Se for um problema físico, então não há como eu ajudar você. Agora, se for um problema virtual, então você pode usar a ferramenta de verificação (e correção) de erros. Para isso, clique com o botão direito sobre a sua unidade (C, D, E ou sei la o que) e clique em "Propriedades". Na aba "Ferramentas" tem a opção de veriricar erros na unidade.

- Descobrir se o problema foi causado pelo navegador de internet: Utilize outro navegador de internet para fazer o download. Por exemplo, se você utiliza o Internet Explorer, então eu recomendo o Firefox, Opera, Chrome ou Safari (não estou fazendo propaganda). Pode acontecer de já ter algum gerenciador de downloads integrado ao seu navegador, e isso esteja causando algum problema.


Nossa, escrevi muito. Conseguiu entender? Até mais.

Anônimo disse...

Obrigado meu amigo! Fiz como sugerido: cipiei num pen drive e colei no meu pc, imediatamente apareceu uma mensagem do Firewall do Windows se era pra desbloquear o programa e assim o fiz...agora funciona. Obrigadão!
Jinhos e continue ajudando as pesooas...

Mel

Blogueigoo disse...

Bons downloads!

Anônimo disse...

ei sabe como mexer no 3.0? eu naum sei...

Blogueigoo disse...

Infelizmente não. Ainda nem consegui baixa-lo. É muito diferente? Se for, então acho melhor eu atualizar esse tutorial.

Jorge's Blogger disse...

Cara depois de um bom tempo usando Flash achei um erro nele quando o meu download nao carrega 100% ele nao deixa eu ver o video so se ele estiver 100% carregado ele cria um formato assim exemplo naruto.avi.jc!

Anônimo disse...

Oi, queria saber como se baixa vídeos pelo FlashGet 3.0, é que eu já tentei e tentei com a ferramenta "resource detector", mas ele não consegue detectar o vídeo (do YouTube).

OBS.: Ele detecta toda a página, menos o vídeo.

Agradeço desde já a sua colaboração!

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

eu ainda não usei o Flashget 3.0, então não sei te explicar, mas se for para baixar vídeo eu recomendo sites que fazem essa tarefa facilmente. É só você colar a URL da página. Segue abaixo dois deles:

YouTube Video Online Download Tool

KeepVid

Leo cm disse...

Eu tenho o FlashGet 3.3 e nao consigo baixar links do Megaupload.

Eu coloco o link e ele baixa um atalho para aquele link e não o arquivo que queria baixar...

Alguem poderia me ajudar?

Blogueigoo disse...

@Leo cm,

já usou os softwares RDesc e JDownloader? Já li falando que com eles é possível baixar links do Megaupload.

Leo cm disse...

ainda n, vou tentar entao...

Vlw cara!

RAQUEL_y_MAIARA[/RS] disse...

onde manda clicar para fazer download, vc clica com o botão esquerdo domouse e vai na opção download by flashget

Anônimo disse...

quando eu coloco para baixar essa porra num baixa o arquivo,eu coloco e link e ele baixa um atalho e não o arquivo,me ajudem,antes de postas qualquer coisa me ajudaaa

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

me mande esse link por email para eu verifica-lo. Alguns endereços são redirecionados no servidor. Pode ser que o arquivo foi removido ou então é necessário estar autenticado no servidor (normalmente "login" e "senha"). Enfim, me mande o link que eu vejo o código HTTP desse seu arquivo. Segue abaixo o email:

blogueigoo@gmail.com

Até mais!

Anônimo disse...

Preciso de ajuda!!!!
Estava baixando um filme, porém, meu meu pc desligou sozinho, ai quando eu fui retornar para continuar o download, a lista de arquivos a serem baixados sumiu!
faltava pouco pra poder terminar.

Nao consigo nem ver pedaço do filme que tinha baixado, porque o arquivo ta dividido, tem como eu juntar esse arquivo e ver ele ate onde baixou?

Desde ja agradeço!

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

geralmente o padrão desses programas de download é resumir downloads já existentes na lista ou no disco. Em outras palavras, mais especificamente no seu caso, se o arquivo já existe no HD, então o Flashget continua o download de onde parou, inclusive verificando se o arquivo foi corrompido (e consertando) devido a algum desligamento repentino. Se resumir um download não for o padrão, então tente ver nas configurações do programa. Quanto a possibilidade de visualizar o arquivo incompleto, acho que não é possível. Não tenho certeza.

Anônimo disse...

Cara, eu não conseguingo usar o 3.3!
Eu li o tutorial e tal, mas tipo eu ponho uma URL do 4shared por exemplo:(http://www.4shared.com/audio/A4qDwle0/01-stellar_kart-innocent.html) E não dá em nda! É uma musica mp3, não dá pra baixar esse tipo de arquivo? Me ajuda aí cara! Valeu.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

acho que o Flashget não faz download de sites como o 4Shared, Megaupload e Rapidshare. Tente usar os softwares RDesc e JDownloader.

Maisa disse...

Estava baixando um arquivo, mais depois de um tempo, lá em "connections", estava aparecendo "connection: close", mas naum entendo o porque, pois estava navegando normalmente sendo que a net estava desbloqueada.

Obriagada se puder ajudar.

Blogueigoo disse...

@Maisa,

procerei no Flashget 3 esse "connections", mas não achei nada. Exatamente aonde você viu isso?
Lembre-se que uma das vantagens do Flashget é que os downloads podem ser pausados e continuados posteriormente. Tente continuar esse seu download.

Anônimo disse...

baxei o flashget é muito bom! mas nenhum player meu le os videos q eu baxo por ele! vc pode me ajudar?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

instale o CCCP (neste link), instale-o e tente rodar seus vídeos. Se possível, utilize o player Media Player Classic que é instalado junto com o CCCP (instalação padrão). Comente o resultado aqui.

Blogueigoo disse...

"Baixe o CCCP" ao invés de "instale o CCCP"...

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

me desculpe. Falhou o meu comentário anterior. Seguinte, baixe o CCCP (neste link), instale-o e tente rodar algum vídeo baixado. Se possível, utilize o player Media Player Classic que é instalado junto com o CCCP (instalação padrão). Comente neste post o resultado.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

baixe o CCCP (neste link), instale-o e tente rodar algum dos seus vídeos. Se possível, utilize o player Media Player Classic, instalado junto com o CCCP (instalação padrão). Comente aqui o resultado.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

baixe o CCCP (neste link), instale-o e tente rodar algum dos seus vídeos. Se possível, utilize o player Media Player Classic, instalado junto com o CCCP (instalação padrão). Comente aqui o resultado.

Maisa disse...

"connections" fica ao lado de "Resource center", "task Info" e "Download Diagram"... logo abaixo de onde fica fazendo download.


Bem eu estava baixando, e de repente o download para de andar, lá em "connections" aparecia "connections: close", sendo que a net estava desbloqueada.



Talvez meu servidor seje muito fraco neh?
E não permite reconectar um download depois de uma pausa ou queda na net.

Bjoo

Anônimo disse...

como eu faço pra savar um download e começar depois a baixar no outro dia?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

é só você clicar no botão de pausar e depois quando for recomeçar a baixar é só clicar no botão de play, mas fique atenta pois nem todos os servidores permitem esse processo de continuar um download de onde parou (resume). Você vai ter que ver isso na prática.

fabricioskater disse...

estou com um problema abaixei um arquivo torrent de 7.4 gigas e quando estava com 86% meu pc desligou e sumiu a lista de todos os downloads concruidos e não como faço para recupera-los ? desde de ja agradeço

Blogueigoo disse...

@fabricioskater,

complicado o seu caso.
Talvez você consiga recuperar os arquivos usando um programa para recuperar arquivos deletados (recomendo o Recuva). O problema é que os arquivos não estavam completos, então não sei qual vai ser o comportamento do programa na hora de continuar baixando o torrent.
Se você não tiver nada a perder, tente aí.

Saint_Jeff disse...

não sei o q ta acontecendo quando eu coloco algum arquivo pra baixar, o flashget, faz o download, mas da pagina de download não do arquivo como resolvo isso? pois vi na internet q esse é um dos melhores gerenciadores e aceleradores de download q tem porem ate o momento eu to achando bem melhor o freerapid downloader q é o q eu uso.

Saint_Jeff disse...

gente to com um problema, quando eu coloca pra baixar algum arquivo pelo flahget, ele baixa a pagina do download, não o arquivo o q ta aconteçendo.

Blogueigoo disse...

@Saint_Jeff,

isso acontece porque alguns sites redirecionam o navegador para alguma outra página antes do download, inclusive isso acontece para sites como o Megaupload e similares. Para esses sites, use o programa JDownloader (nem precisa digitar o captcha em alguns casos) ou o programa Rdesc. Ambos são ótimos para esse tipo de download (é só copiar os links e deixar baixando).
Agora se você não quer isso, então terá que descobrir o verdadeiro link de download. Se não for incoveniente, me passe por email (blogueigoo@gmail.com) o link do que você está tentando baixar para eu tentar te ajudar.

Anônimo disse...

to tentado faz 2 dias baixar filmes pelo megauploud no flashget mas ele só baixa o atalho,complicado esse programa,será q ele não baixa pelo megauploud? nem no fileserve tbem; só baixa o atalho. ja baixei o flashget 2.0 e flashget 3.7 nenhum deu certo deu o mesmo problema. sérá q tem algum expert nesse problema?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

que eu saiba, o Flashget NÃO BAIXA links do Megaupload e similares. Para baixar desses sites eu uso o programa JDownloader ou o programa Rdesc. No caso do Megaupload, eles baixam sozinho, sem precisar digitar aqueles códigos captcha.
Ambos os programas são gratuitos.

Anônimo disse...

Olá,
baixei o flashget 3.7. Gostaria de saber o que eu estou fazendo errado. Escolho um filme para baixar, copio o endereço para a região destinada a URL do Flashget, clico para iniciar o download. O programa inicia o download, mas quando atinge apenas 45 KB ele diz que a tarefa foi completada. Contudo, quando vou abrir o arquivo, este não está completo. Se for um arquivo AVI, não abre, se estiver em WINRAR, ele não extrai. Enfim, se alguem puder me ajudar eu agradeços

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

o que acontece é que quando adicionamos um link de download e esse link na verdade é uma página que vai redirecionar o usuário para o verdadeiro link de download, o Flashget não consegue entender (não usei a versão mais nova) e acaba baixando a página do link ao invés do conteúdo do link. Em outras palavras, links que antes de funcionar redirecionam o usuário para outro link não funcionam no Flashget.
Se você está tentando inserir um link de um site de hospedagem de arquivo (Fileserve, Rapidshare, Filesonic, etc.), então também não vai funcionar (que eu saiba). Recomendo você tentar usar o programa JDownloader. Além de baixar arquivos de sites de hospedagem como os sitados, ele também baixa outros tipos de link.

Anônimo disse...

Cara, como eu faço o download do seguinte filme que esta em avi usando o FlashGet3, o link do filme é http://uploaded.to/file/72q15liz mas eu colei esse link e não consegui baixar. Acho que é porque tem que digitar umas coisas antes do download, entra no site pra eu fazendo um favor e da uma ajuda ai do que tenho que fazer.
Vlw

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

Talvez o programa JDownloader sirva para você.

Samara disse...

Eu baixei um filme aqui de tamanho 728 M no Flash Get 1.9.6 1073
Ele está no formato .rmvb
Só que eu não estou conseguindo abrir ele. Aparece uma mensagem escrito Warning.
O que aconteceu?como eu faço pra abrir o filme?

Blogueigoo disse...

@Samara,

talvez seu computador não tenha instalado o codec necessário para rodar o vídeo. Já tentou instalar o CCCP ou o Real Alternative?

Anália Clemente disse...

Boa noite.
Baixei o flashget 3.7,gostaria de saber se existe um tutorial explicando como passar para o português.Por favor me ajude paguei o pacote mega para usufruir mais so que os filmes nao rodam na minha TV que aceita somente avi e mpeg.
Desde de já agradeço.
analiaclemente190@Gmail.com

Blogueigoo disse...

@Anália Clemente,

não conheço nenhum tutorial, mas provavelmente você entenderá as funções do programa após algumas fuçadas. Geralmente há mudanças na interface do programa ao longo das várias versões, mas as funcionalidades básicas não mudam.

Anônimo disse...

Olá !
Eu baixei o versão 3.7 , mas não consigo fazer download de nenhum filme e/ou vídeo , ele somente baixa o a página e não o vídeo em si. Gostaria que me ajudasse com esse problema .

Agradeço desde já !

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

de qual site você está tentando baixar?
Para baixar daqueles sites "sharealgumacoisa", recomendo o programa JDownloader.

Anônimo disse...

Qual a versão do FlashGet que foi usada no tutorial?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

não lembro exatamente, mas sei que o tutorial pode ter algumas pequenas discrepâncias com o Flashget mais novo que podemos baixar agora.
Qualquer dúvida, deixe um comentário.