terça-feira, 3 de março de 2009

Como deletar arquivos - Eraser


deletar arquivos
Até o delete foi deletado!
Foto de down the waterfall

Há algum tempo eu postei aqui no blog um tutorial explicando os problemas envolvidos na exclusão de arquivos de dispositivos de armazenamento magnético (HD). Resumindo-o, eu falei que dependendo de como um arquivo fosse apagado do HD pode existir métodos para recupera-los. Imagine que você quer deletar fotos do computador. Após deletar as fotos do computador você irá clicar na opção de esvaziar a lixeira. Porém, somente isso não basta para deletar arquivos definitivamente, mas se você não acredita então sugiro que você leia o tutorial "como deletar arquivos definitivamente". Na internet você pode encontrar diversos programas para recuperar arquivos apagados, o que acaba sendo uma ótima notícia para alguns, e também podemos encontrar programas para deletar dados do HD definitivamente, sendo que o destaque fica para o Eraser, um programa gratuito (open source) e que faz muito bem sua função. Você pode baixar o Eraser aqui. Instale-o e execute o programa Eraser encontrado no menu iniciar (também há o Eraser Verify e o Create Nuke Boot Disk, mas não é nenhum desses que é para abrir).

Na tela inicial do programa você verá uma tabela, um menu no topo e 2 (dois) botões a esquerda, On-Demand e Scheduler (figura A). Na tabela será mostrado todas as tarefas que você criar, por exemplo apagar uma certa pasta toda quinta-feira. On-Demand é a opção escolhida quando queremos deletar arquivos ou pastas na hora, sem ter que agendar a tarefa. Scheduler é a opção para agendar a tarefa, muito útil em situações que se repetem com uma certa frequência, por exemplo deletar os cookies do Internet Explorer.

deletar arquivos
Figura A


Como configurar o Eraser

Voltando ao tutorial, a primeira coisa que devemos fazer é especificar quantas sobre-escritas queremos que o programa faça, isto é, quantas vezes o programa irá sobrescrever o local onde estava o arquivo que queremos apagar. Quanto mais passes melhor, mas escolhendo um valor muito alto significa que seu nível de paranóia também é alto . Para escolher quantas sobre-escritas (passes) o programa irá fazer, clique em Edit, depois em Preferences e por fim em Erasing (Ctrl+E). Será aberto uma janela com alguns métodos (figura B). Escolha de acordo com a quantidade de passes (sobre-escritas) que você ache necessário, porém quanto mais passes mais demorado será o processo. Clique em OK para finalizar a configuração.

deletar arquivos
Figura B


Deletar arquivos por demanda

Clique em On-Demand (menu da esquerda), clique em File e depois em "New Task" (Ctrl+N). Será aberto uma janela para inserirmos os parâmetros. Como exemplo eu resolvi apagar uma pasta chamada imagens localizada na partição C: do meu computador. Dentro dessa pasta havia 2 (duas) fotos e 2 (duas) pastas. Dentro dessas 2 (duas) novas pastas havia mais fotos. Com os parâmetros especificados (figura C) o Eraser irá apagar somente as 2 (duas) fotos dentro da pasta imagens, mas não apagará as outras fotos contidas nas 2 (duas) pastas internas. Isso acontece porque foi escolhido a opção "Files in Folder", isto é, apagar os arquivos que estão dentro de uma pasta, porém a opção Subfolders não foi ativada (figura C), o que significa que o programa NÃO irá apagar os arquivos de alguma pasta que esteja dentro da pasta que você escolheu. Para deletar arquivos internos de subpastas selecione a opção Subfolders. Se você quiser apagar um único arquivo ou pasta você pode escolher a opção File, ao invés de "Files in Folder". Por fim, "When finished" diz ao programa o que fazer quando a tarefa estiver concluída, ou seja, Nada, Reiniciar, Desligar ou Em espera. Clique em OK e veja que uma tarefa foi adiciona no programa (figura D). Clique com o botão direito do mouse sobre ela (ou clique em Task no menu superior) e depois clique em "Run...". Será aberto uma janela de confirmação (figura E). Clique em Sim se você tiver certeza de que quer apagar os arquivos. Após o processo será aberto uma nova janela mostrando um relatório (figura F). Pronto, seus arquivos foram deletados definitivamente (na verdade as chances de recupera-los são praticamente zero).

deletar arquivos
Figura C
deletar arquivos
Figura D
deletar arquivos
Figura E
deletar arquivos
Figura F


Deletar arquivos por agendamento

No Eraser você também pode agendar tarefas, inclusive especificando o período e as horas. Para isso clique em Scheduler (menu a esquerda), clique em File e depois em "New Task". Será aberto uma janela semelhante àquela do processo anterior, porém com algumas abas a mais. Na aba Data você diz se quer apagar uma pasta, um arquivo ou ambos (figura G). Escolha conforme sua necessidade. Na aba Schedule você deve especificar a frequência de execução da sua tarefa, por exemplo Todo Dia (Every Day), Todo Domingo (Every Sunday), Toda Segunda (Every Monday) e assim por diante (Reboot é quando o computador é reiniciado). Escolha também o horário da execução (figura H). Por fim, na aba Files você escolhe qual será o método utilizado para deletar os arquivos (figura I). Lembre-se que quanto mais passes (sobre-escritas) menor será a probabilidade de recuperar os dados. Clique em OK. A tarefa será adicionada ao programa. Agora basta minimiza-lo que ele irá ficar aberto, porém somente com o ícone próximo ao relógio (figura J). Quando chegar a hora ele irá executar a tarefa.

deletar arquivos
Figura G
deletar arquivos
Figura H
deletar arquivos
Figura I
deletar arquivos
Figura J

baixar o programa eraser



Caso você deseje remover uma tarefa do programa basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher Delete (figura K).

deletar arquivos
Figura K

Veja também o tutorial "como excluir arquivos definitivamente".

notebook
Notebook
computador
Computador
ps3
Playstation 3
hd
HD
câmera digital
Câmera Digital

Veja também





21 comentários :
Criativo de Galochas disse...

Ótima dica!
Saudações
Marcus, Criativo de Galochas

Marcus Batalha disse...

Boa dica.
Eu costumo usar o Revo Uninstaller.
Ah, Obrigado pela postagem no meu blog. Aquí vai o link alternativo do 2° vídeo pro YouTube : http://www.youtube.com/watch?v=DjJX0mRlsb8.

Sucesso!

Leonardo Vitorino disse...

obrigado por aceita parceria com o meu blog. Já coloquei seu banner

abraços

Anônimo disse...

João

Usei mas criou um arquivo atributo a mensionando que o eraser foi usado, como faço p/ não aparecer isso?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

me desculpe, mas não entendi a sua dúvida. Que atributo é esse e aonde ele apareceu?

Anônimo disse...

gostaria de saber se esse programa deleta em definitivo arquivos de video.obrigado pela atenção e parabens pelo blog !

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

sim. Ele deleta qualquer tipo de arquivo.

Thelma Maciel disse...

Oi! Por favor, como faço pra deletar arquivos atraves do easer 6.0.6 ? Pereciso de um auxilio urgente! Grata!!

Blogueigoo disse...

@Thelma Maciel,

vou explicar usando a versão 5.8.8, mas acredito que seja semelhante a sua versão. Vamos lá:

- abra o Eraser;
- clique em "File" (menu superior);
- clique em "New Task...";
- na nova janela você tem as seguintes opções:

se você deseja deletar vários arquivos contidos em uma pasta: habilite a opção "Files in Folder" e escolha sua pasta.

se você deseja deletar um único arquivo: habilite a opção "File" e escolha o arquivo.

- depois clique em OK (a janela pequena sera fechada);
- clique em "Task" (menu superior);
- clique em "Run All" e aguarde o programa deletar os arquivos.

Basicamente é isso, mas tente ler o tutorial acima para saber de mais detalhes.

Anônimo disse...

aumenta a letra dos posts

Anônimo disse...

Tenho duas perguntas: o download é gratuito??
e será que voce poderia me passar o link para o download? (de preferencia do baixaki ou algum site conhecido)
Obrigado.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

o programa Eraser é gratuito e também pode ser baixado pelo link

http://www.baixaki.com.br/download/eraser.htm

Jonas disse...

o meu so aparece a opção "erase" e "erase on restart.
eu uso "erase" e ele apaga o arquivo.

Blogueigoo disse...

@Jonas,

o programa não tem muitas opções, mas basicamente ele apaga arquivos, pastas e limpa discos. Se você achar que está faltando alguma coisa, então baixe o programa no site oficial (postei o link no final da postagem).

Anônimo disse...

Blogueigoo,
entao só dá pra selecionar por pastas, ou mesmo a repartição/driver inteiro? tipo, se eu quiser limpar o meu hd inteiro.. no minimo ia ter que retirar os meus arqivos qe não qero perder. se eu nao quiser ter muito trabalho selecionando area por area.. certo? ou ele consegue fazer a limpeza só do qe ja foi apagado da lixeira? *por exemplo*

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

se você quer limpar aquilo que já foi apagado, então escolha a opção "Unused space on drive". Outra opção de programa para essa mesma funcionalidade é o Revo Uninstaller (a opção de limpar rastros está dentro do menu "Ferramentas").
Agora se você quer deletar arquivos ou pastas existentes de forma segura (com várias sobreescritas), então use as outras opções no Eraser.
Por fim, se você não quer nenhuma das duas opções acima, e sim deletar tudo que está no HD, seja arquivos em uso ou arquivos apagados, então tem o programa DBAN que faz isso. Nunca o usei, mas sei que faz isso.

Anônimo disse...

Tenho uma pergunta...
Existem informações de navegações que ficam gravadas no HD. Não são arquivos que eu tinha no HD. Mas sim imagens e até mesmo videos e sons que já executei pela web sem colocar no meu hd.
Por exemplo: As imagens dos contatos do msn, facebook e etc ficam todas gravadas no HD.
Imagens de todos os videos que você já executou no youtube por exemplo também ficam gravadas no HD.
Eu queria saber se tem como apagar essas imagens também e queria saber se esse programa faz isso.
Obrigada !

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

ele até faz, mas você teria que saber quais são esses arquivos (pasta e nome do arquivo).
No seu caso, o melhor é usar o programa CCleaner. Nele tem a opção de limpeza de dados (arquivos temporários, históricos, cookies, dados de autocomplete e etc.) dos principais navegadores no mercado (Chrome, Internet Explorer, Firefox e Opera).
Para mais informações desse tipo, leia a postagem "Como Apagar o Histórico".

Anônimo disse...

Cara seria possível fazer um novo tutorial com a nova versão do programa?
Eu baixei aki a nova to me safando, criei vários diretórios e subdiretórios me baseando nesse tutorial deu certo mas foi tenso confesso.
No mais só mesmo agradecer a vc por este excelente turorial.

Anônimo disse...

Raf. Oi, suas informações são boas! Apenas uma opção não estou conseguindo que é limpar espaço de disco(Unused disk space). Após o configurado, aparece Not queued (não na fila)Completed with errors(concluído com erros) e sendo que não carrega nada(*não inicia). Ajude me! Obrigado pela atenção!

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

tente rodar o programa Eraser como administrador (botão direito do mouse...).