segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Como compactar arquivos - 7Zip


Em muitos momentos precisamos enviar alguns dados para outra pessoa (ou várias) só que nossos dados (arquivos) são muito grandes para serem enviados por email, pelo MSN ou mesmo pelo Pen drive. Esse problema também ocorre quando você quer distribuir arquivos na internet, porém não são todas as pessoas que dispõem de uma conexão de qualidade a ponto de baixar todo o arquivo antes que a conexão seja interrompida. Duas ótimas soluções nesses casos são compactar os arquivos a fim de diminuir seus tamanhos no HD ou dividir os arquivos em várias partes menores. Nesse tutorial será explicado ambos os métodos. Para você continuar acompanhando este tutorial você deve ter baixado o 7-Zip e instalado-o. Caso negativo você pode ler a postagem apresentando o 7Zip e também ler o tutorial ensinando como instalar e configurar o 7Zip.

7zip

Como compactar arquivos gerando um único arquivo

Este método serve para compactar um arquivo (ou mais) e gerar um único arquivo, ou seja, o resultado final será somente 1 (um) arquivo com uma das extensões aceitas pelo programa (7z, rar, zip, etc.). O arquivo resultante provavelmente ficará menor do que o arquivo de origem (pode ser mais de um), porém não há como saber o valor exato já que a porcentagem varia dependendo do arquivo de origem (mais uma vez, pode ser vários arquivos de origem). Como exemplo, mostrarei como compactar um arquivo do HD.

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo.
  • Escolha a opção 7-Zip.
  • Clique em 'Adicionar ao arquivo...'. Será aberto uma janela com os parâmetros necessários para compactar o arquivo (figura A).
  • Altere o nome do arquivo caso ache necessário.
  • Na opção 'Formato do arquivo' você deve escolher o formato do arquivo final. Se você não quer fazer testes com os formatos então escolha 7z.
  • Em 'Nível de compressão', você escolhe o quão comprimido será o arquivo final. Escolha conforme sua necessidade.
  • Não mexa nas outras opções (para esse método) e clique em OK.

compactar arquivos
Figura A

O tempo de compressão depende do nível de compressão escolhido, da quantidade de arquivos a serem compactados e também de seus tamanhos. Geralmente ocorre em segundos. Após o termino da compactação o arquivo resultante estará na mesma pasta que o arquivo original e com o nome especificado nas propriedades da compactação. Lembrando que você pode compactar um único arquivo, vários arquivos e também pastas do HD.

Como compactar arquivos dividindo-os em vários arquivos

Imagine que você deseja compartilhar pela internet um video de sua autoria e que ocupa cerca de 500 MB. Quando você for fazer o upload, ou seja, enviar o arquivo do seu HD para algum servidor, você está apto aos diversos problemas que podem ocorrer com sua conexão. Se a conexão for interrompida durante o processo de upload você terá que fazer todo o processo novamente. O mesmo pode ocorrer com quem irá baixar o seu arquivo. Imagine que faltando 60 MB para serem baixados a conexão de algum usuário é interrompida (situação normal em alguns provedores). Neste caso ele também terá que baixar todo o arquivo novamente, byte por byte. Para solucionar esse problema você pode, por exemplo, dividir um único arquivo de 500 MB em vários arquivos de 40 MB (você escolhe o tamanho). Caso a conexão for interrompida o usuário continua o processo da última parte baixada e o mesmo vale para quem quer fazer um upload. Logicamente, isto é só um exemplo de uso. Use este método conforme você achar adequado. Neste exemplo a seguir irei compactar 1 (uma) pasta do HD (+- uns 32 MB) em vários arquivos de 3 MB e ainda colocar senha neles. Somente a pessoa que souber a senha conseguirá descompactar o arquivo.

  • Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta.
  • Escolha a opção 7-Zip.
  • Clique em 'Adicionar ao arquivo...' (figura B).
  • Na área 'Encriptação' (figura C) você deve inserir uma senha (não é obrigatório) nos 2 (dois) campos ('Inserir senha' e 'Re-inserir a senha').
  • No campo 'Dividir em volumes, bytes' você pode inserir o valor que cada parte compactada terá. Em nosso caso foi inserido o valor '3M', que significa 3 Megabyte. Insira o seu valor.
  • Os outros campos funcionam igual ao método anterior. Clique em OK.

compactar arquivos
Figura B
compactar arquivos
Figura C

O programa irá comprimir o arquivo (em nosso exemplo uma pasta) conforme os parâmetros especificados (figura D). Após a conclusão será criado vários arquivos na mesma pasta que o arquivo original (pasta em nosso exemplo). Repare que as extensões dos arquivos resultantes são numéricas, algo como 001, 002, 003, e assim por diante, e seus tamanhos são aproximadamente o tamanho especificado (figura E).

compactar arquivos
Figura D
compactar arquivos
Figura E

Agora você é capaz de comprimir arquivos, seja para diminuir seus tamanhos ou seja somente para dividi-los, e distribui-los pela internet, email, Pen drive e diversos outros meios de transmissão de uma forma mais rápida e segura.

Vejam também:

notebook
Notebook
processador
Processador
computador
Computador
mouse
Mouse
hd
HD

Veja também





4 comentários :
Anônimo disse...

xd

Anônimo disse...

valeu

Anônimo disse...

Obrigado pela ajuda, Valeu .

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas