quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Como copiar imagens de um GIF animado


Para os que não sabem um GIF animado é formado por várias imagens GIF compactadas numa só, ou seja, várias imagens estáticas para formar uma animação. Cada imagem compactada é conhecida como frame e em uma animação consequentemente há vários frames. Agora o que poucas pessoas sabem é como descompactar um GIF animado. Fazemos isso quando queremos salvar em formato de imagem somente um momento do GIF animado (salvar o frame) ou quando queremos modificar um GIF, sendo assim, teríamos que salvar todas as imagens que compõem o GIF, altera-las e depois refazer o GIF, mas isso já é assunto para um tutorial ensinando como fazer GIFs animados.

Para copiar imagens de um GIF animado, ou simplesmente descompactar um GIF animado, usaremos o GifSplitter, um programa que separa em imagens estáticas um GIF animado. Baixe-o clicando aqui. Depois você precisará descompacta-lo em qualquer pasta do computador. Dê 2 cliques no arquivo GifSplitter.exe e você verá a seguinte imagem no monitor:

gifsplitter

O programa é muito simples de ser usado. A opção Gif animation file é onde você escolhe de qual arquivo GIF você quer copiar as imagens e em Image list directory você escolhe a pasta que o programa utilizará para salvar os arquivos gerados por ele. Serão vários arquivos com extensão BMP e com nomenclatura sequencial. Vamos testar o GifSplitter! Salve para o seu computador o GIF do Megaman da postagem de GIFs de jogos, mas que na verdade parece um daqueles GIFs de rock, escolha-o na opção Gif animation file e escolha o diretório de saída, que significa a mesma coisa que uma pasta onde serão gravados as imagens com extensão BMP geradas pelo GifSplitter. Note que após escolher qual o GIF desejado aparecerá bem a frente de GIF information algumas informações a respeito desse arquivo, por exemplo as dimensões, em pixel, dele. Outro detalhe importante é a possibilidade de escolher a cor de fundo de todas as imagens geradas, bastando apenas que você marque a caixa da opção Use single background color for Gif that use transparencies, para aqueles GIFs com transparência. Por fim, clique no botão Split Now e veja a pasta de saída que você escolheu. Lá estará todas as imagens que compõem a animação, todas em formato BMP e com nomenclatura sequencial, e um arquivo com a relação das imagens. Veja abaixo as imagens geradas.

megamanmegamanmegamanmegamanmegamanmegaman

Agora que você possui as imagens você pode edita-las, salva-las, fazer GIFs, etc. Para exemplificar uma das utilizações do programa mostrarei abaixo um novo GIF criado usando as imagens acima do Mega Man, isto é, depois de altera-las. Veja abaixo o Mega Man feliz da vida por estar limpando o laboratório do Dr. Light, o criador do Mega Man.

megaman

Agora você está apto a salvar as imagens de qualquer GIF animado, inclusive aqueles GIFs para Orkut e também GIFs para MSN, e fazer com eles o que sua criatividade permitir.

Veja também





1 comentário :
Anônimo disse...

Obrigado! Eu queria só um FRAME de um GIF. VLW!