domingo, 28 de dezembro de 2008

Como desinstalar programas usando o software Revo Uninstaller


Muitos programas de plataforma Windows, mesmo após serem desinstalados, deixam diversos arquivos, pastas e chaves do registro no computador (restos), algo que não deveria acontecer. Pior ainda é quando o utilitário de desinstalação do Windows já não consegue desinstalar um programa devido a tanta bagunça nas chaves do registro e, nessa hora, muitas pessoas, a maioria já sem paciência, vão no local onde esta instalado o programa e deletam sua pasta. Resultado: diversos arquivos do programa permanecem no HD, algo que influencia negativamente no funcionamento do sistema. Para contornar esses problemas existe um excelente programa de desinstalação chamado Revo Uninstaller. Nesse tutorial será explicado como usa-lo para desinstalar programas do computador sem deixar qualquer arquivo desnecessário no HD (restos).

O Revo Uninstaller possui quatro módulos de desinstalação e todos eles, inicialmente, usam o desinstalador do próprio programa que esta sendo desinstalado (quando existe desinstalador). Alguns módulos vão mais a fundo na desinstalação e buscam por arquivos deixados no HD pelo programa desinstalado e fornecem a opção de escolher quais os arquivos e chaves do registro que serão removidos do computador. Para quem está inseguro em usar um programa que mexe no registro do Windows, informo-lhe que o Revo Uninstaller cria um ponto de restauração todas as vezes antes de iniciar uma desinstalação, assim, caso ocorra algum problema no registro, é possível restaurar o sistema para o ponto antes da desinstalação.


Escolhendo o programa que será desinstalado

A tela inicial do programa mostra uma lista de todos os programas instalados no computador, seus tamanhos, versão, empresa, data de instalação e etc. Escolha um programa da lista e clique no botão "Desinstalar" localizado no topo da tela (figura 1).

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 1: Tela inicial do Revo Uninstaller


Escolhendo o módulo de desinstalação

Após escolher o programa, o Revo Uninstaller nos fornece a opção de escolher quatro módulos de desinstalação. No módulo Desinstalação-própria será executado o arquivo de desinstalação que acompanha a maioria dos programas de computador. Já no Avançado, além da execução desse desinstalador citado anteriormente, também é escaneado o computador à procura de arquivos desnecessários deixados pelos programas, o que também incluem chaves de registro e pastas. Nos módulos intermediários o escaneamento não é tão rigoroso quanto no avançado, mas ele ocorre. Para desinstalar aqueles programas que o utilitário do Windows não consegue desinstalar é aconselhável o módulo Avançado. Escolha um módulo conforme a eficiência que você deseja (figura 2).

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 2: Escolhendo o módulo desinstalador


Analisando e iniciando o desinstalador próprio

Após a escolha do módulo será mostrado uma janela indicando o progresso da análise. Nesse momento será executado o desinstalador próprio do programa (se existir). Use-o normalmente, isto é, leia as instruções contidas neles (ou clique várias vezes em "Next" ). Clique em "Avançar" quando a análise estiver concluida e a janela do desinstalador próprio estiver fechada (figura 3).

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 3: Execute o desinstalador próprio e aguarde a análise


Verificando informações de sobras

Nessa tela o Revo Uninstaller irá verificar o registro e o disco rígido à procura por arquivos de sobras, pastas e itens de registro relacionados ao aplicativo desinstalado. Clique no botão "Avançar" (figura 4).

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 4: Verificando a existência de arquivos desnecessários


Itens de sobras localizados no registro

Será mostrado uma tela para escolher os itens de sobras localizados no registro, caso seja localizado algum. Marque todos os itens. Dificilmente algum desses itens não esta relacionado ao aplicativo desinstalado (nunca vi ele errar). Clique no botão "Excluir" para remover todos os itens selecionados. Pode acontecer de ainda permanecer algum item na lista, mas após o computador ser reiniciado eles serão deletados. Clique em "Avançar" (figura 5).

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 5: Excluindo os registros desnecessários


Arquivos de sobras e pastas localizados

Nesse momento será mostrado todos os arquivos e pastas localizados no computador e que estão relacionados ao aplicativo desinstalado. Mas uma vez selecione todos os itens e clique no botão "Excluir". Nessa etapa também pode ocorrer de algum item permanecer na lista, mas ele será excluído após o reinício do PC.

como desinstalar programas usando o software revo uninstaller
Figura 6: Excluindo os arquivos e pastas de sobras

Por fim, clique no botão "Avançar" para o Revo Uninstaller completar o procedimento de desinstalação e remover todos aqueles arquivos de sobras citados anteriormente.



computador
Computador
hd
HD
notebook
Notebook
pen drive
Pen drive
iphone
iPhone

Veja também





9 comentários :
Alpha disse...

muito bom deu certinho vlw meu chapa

Anônimo disse...

Ok, e quando o programa que você quer desinstalar não aparece na lista do Revo Unistaler, tem jeito?

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

nesse caso tente usar um programa similar ao Revo Uninstaller (nunca os usei, mas sei que existem). Para os casos onde o programa não aparece listado no Revo Uninstaller, eu uso o CCleaner (menu "Ferramentas"), mas não sei se este é tão eficiente quanto o Revo.

MINARINI disse...

Ok, e quando o programa que você quer desinstalar não aparece na lista do Revo Unistaler, tem jeito?

6 de dezembro de 2011 20:49

infelismente eu usei este programa revo parar desinstalar um programa qe nao aparece em nenhuma lista e o cccleaner nao aparece tbm para desintalaçao.
o meu programa em qe estou tendo dificuldade é o SSC Service Utility
SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO
ENDEREÇO PARA CONTATO.:
LUCIANO-MINARINI@HOTMAIL.COM

Blogueigoo disse...

@MINARINI,

dei uma pesquisada e vi que esse "SSC Service Utility" é um utilitário de algumas impressoras da Epson. Geralmente esses utilitários de impressoras são desinstalados quando você desinstala o programa principal da impressora (não vou saber te informar). Entretanto, talvez você só queira desinstalar (remover) esse programa específico, então minha solução não seria válida.
Esse tal "SSC Service Utility" está iniciando junto com o Windows? Se sim, tem como você desabilitar sua execução no MSCONFIG, um utilitário do próprio Windows que serve para gerenciar os programas que serão iniciados junto com o Windows. Nesse caso, bastaria você desabilitar o "SSC Service Utility".
Outra possibilidade seria de que esse "SSC Service Utility" estaria sendo executado como um serviço do Windows, mas também é possível desabilita-lo através de um outro utilitário do Windows.
Enfim, aguardo seu retorno para tentarmos algo.

Anônimo disse...

oi quero desinstalar alguns programas do meu pc usando o desinstalador revo unistaler quando chega na parte de desinstalar oa restos eu fico com medo de marcar todos os itens o que faço marco todos e excluo ou somente marco alguns por favor mim ajudem pois meu pc ta muito lento.

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

uso o Revo Uninstaller faz alguns anos e sempre marquei todos os ítens da listagem (quando existiam). Nunca tive problemas, mas sempre existe o risco (apesar de eu achar insignificante).
Eu recomendaria marcar todos, mas cabe a você tomar a decisão.

Anônimo disse...

Oi,meu revo não aparece todos os meus arquivos,apenas alguns...Eu to cheia de coisas q n apaga no Adicionar ou Remover Programa,por isso baixei revo q é mt bom ms preciso excluir um bando q n vai de jeito nenhum embora pq não aparece no reve,tem uma forma de deixar eles visíveis?
valeu fica com Deus abbs

Blogueigoo disse...

@Anônimo,

talvez utilizando o programa CCleaner esses programas citados por você aparecam. Ele também tem uma opção para desinstalar outros programas.
Se nem assim aparecer, então só conheço a opção de procurar registros do Windows que contenham a ocorrência do nome do programa que deseja remover, mas esse processo é bem perigoso a ponto de danificar a instalação de outros programas (caso você faça algo de errado).