terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Pobreza retratada nos jogos




Hoje, 15 de outubro, dia do Blog Action Day, abordaremos aqui a "Pobreza" retratada nos jogos, mais especificamente em um jogo que ousou expo-la em tempos em que vários titulos receberam a fama de "estimulantes de violência". A intenção do artigo é apenas de informa-los que hoje milhares de blogueiros no mundo todo irão focar suas atenções em um único assunto, Pobreza, afim de iniciar uma grande discução em toda a web.

Podemos entender a Pobreza em vários sentidos, principalmente:

  • Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde.
  • Falta de recursos econômicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza.
  • Carência social; como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar na sociedade.
  • Carência energética para mudar o que não pode ser mudado, o impossivel esta dentro de vossa mente, a superação dos paradigmas faz a ponte de um estado-baixo em estado-alto. Falta de auto-estima, baixa espiritualidade.

Fonte: Wikipedia

O conceito de Pobreza não difere conforme a mídia em que se transmite a informação. Por exemplo, os conceitos de Pobreza retratados em uma pintura não diferem dos retratados em um livro, ou mesmo quando nossos professores abordam o assunto na sala de aula acabam transmitindo a mesma idéia de quando vemos o conceito em um jogo. Talvez o que seja diferente é somente o nível.


Final Fantasy VII

Considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos e já para outros somente o melhor RPG, Final Fantasy VII foi um grande sucesso da Square(atual Square-Enix) no ano de 1997. O principal aspecto da Pobreza no jogo é visto em Midgar, a cidade com os maiores avanços tecnológicos do mundo mas que acaba separando seus habitantes em duas regiões atravéz de uma placa, sustentada por pilares, resultando na localização do paraíso tecnológico acima da placa e as miseráveis favelas abaixo da placa.



Lixo por toda a parte, monstros perambulando pela cidade, falta de esperança entre os habitantes, entre outras coisas, são algumas das características que podem ser vistas nas favelas. Outras partes do jogo também retratam a Pobreza mas é em Midgar que ela é mais marcante. Não irei falar mais nada sobre a história do jogo para não estragar o prazer de quem pretende joga-lo. Se você não conhece o jogo então pessa para algum amigo seu, que conheça o jogo, fazer um comentário sobre a obra.


Midgar


Veja também





0 comentários :